A manhã de hoje foi muito produtiva para diversos profissionais que atuam na linha de frente do Posto de Pronto Atendimento (PPA). A perita judicial Ana Paula Velloso realizou uma capacitação para ensinar e ajudar no reconhecimento à violência doméstica contra mulheres, crianças e idosos.
O objetivo do treinamento foi reforçar sobre a violência doméstica, como reconhecer marcas, sintomas e quais atitudes tomar. Afinal, o pronto-socorro, muitas vezes, é o local onde os profissionais se deparam com casos diversos de violência física, psicológica e sexual diariamente.
“Os profissionais da linha de frente têm um papel importante no combate à violência contra a mulher, crianças, jovens e idosos. Eles possuem um olhar clínico e um poder de interpretação rápido do cenário do paciente. Por isso, conseguem decifrar com mais facilidade quando acontece uma situação de violência. A capacitação desses profissionais é fundamental para que eles tenham cada vez mais conhecimento da causa e que essa luta tenha ainda mais sucesso”, comenta a perita judicial Ana Paula Velloso.
É importante reforçar ainda que é por meio da crescente notificação de casos de violência contra a mulher que esse assunto ganha cada vez mais relevância. E para avançar nesse tema, é preciso treinamento. “Além de fazer a ficha, médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais podem ser bem treinados, acolher, não julgar e oferecer caminhos de apoio e ajuda”, finaliza a perita.
Se você conhece alguma mulher em situação de violência, entre em contato com a Central de Atendimento à Mulher, ligue 180 ou 190
Se você conhece alguma criança, adolescente ou idoso em situação de violência, ligue 100 ou 190
#SomosTodosSantaCasa #violenciacontramulher #mulher #idosos #crianças #jovens #violenciadomestica #hospital #prontosocorro
Comentários